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3 dicas do EFT para a insônia

Se a insônia te persegue, se a cama em vez de ser um colinho onde você relaxa é uma frigideira onde você frita de um lado para o outro, é com você mesmo que estou falando. Se você tem clientes que tem insônia, podem ser úteis as dicas que vou passar para você em conjunto com o método do EFT Oficial.

Primeiro quero que você compreenda o que significa a insônia. A pessoa não se rende ao sono porque fica num estado de alerta permanente. Ela não consegue sentir que a cama é um colo onde pode relaxar.

A primeira coisa que você precisa examinar com cuidado é quando na sua vida aconteceram eventos que lhe sugeriram que você precisa estar sempre atento e alerta. Porque de alguma forma o amparo sempre poderia faltar e seria frustrante esperar um colo.

Você pode praticar o EFT para todos aspectos e facetas destes eventos. Mas além de lhe ensinar isso, eu queria dar para você três dicas que podem lhe facilitar no processo de ir construindo a qualidade de colo para sua cama.

Em primeiro lugar você precisa se dar conta que o ato de dormir, para quem tem dificuldade, precisa ser um projeto, onde você primeiro se ama e se perdoa por ser insone. Ou seja, você aceita sua condição.

Assim, pouco antes de sua hora boa de dormir, você pode fazer umas batidinhas no ponto do karatê (lado externo da mão, entre o final do dedo mindinho e o começo do pulso), falando a frase: mesmo que eu tenha sentido esta dificuldade de adormecer à noite (ou de madrugada, se for o caso), eu me amo, me aceito com esta dificuldade e me perdoo pelo que posso estar contribuindo para esta dificuldade.

Depois você pode falar as “expressões lembrete”:  dificuldade de adormecer, dificuldade de relaxar e sentir que a cama é um colo onde posso desmanchar. Vai falando enquanto vai fazendo as batidinhas nos principais pontos terminais do meridiano da cabeça e tronco. (confira no esquema para localizarem o ponto).

Para as pessoas que tem dificuldade de adormecer é sempre bom não ir se preparar para dormir depois da meia noite. O preparo que você pode fazer é o seguinte:

Dica 1: ponha uma música bem suave, que não emocione, que não tenha batida rítmica e que não tenha palavras sendo cantadas. Como um mantra, ou uma música das esferas, bem baixinho. Uma música apenas, que no final pare sozinha.

Dica 2: coloque um difusor no quarto com um óleo essencial que acalme. Eu gosto da dama da noite.

Dica 3: imagine uma bola onde você vai colocar o que a gente vai chamar de problemas ainda não bem resolvidos. Você não vai enunciar problemas, apenas vai falar estou colocando aqui dentro desta bola os problemas ainda não completamente resolvidos. Imaginariamente você olha a bola totalmente fechada, vai na porta do quarto, joga esta bola pra fora do quarto e fecha a porta.

Ao deitar é bom você inspirar e expirar lentamente, de forma consciente, e aos poucos ir sentindo o contato dos lençóis, do travesseiro no seu rosto, à medida que você toca levemente os meridianos, sem falar nada, permitindo que o colo-cama acolha você e tudo que você traz internamente.

Esse é um bom método para combater a insônia. Aplique no seu dia-a-dia e depois me conte aqui como foi este projeto de adormecer em paz, ok? Até a próxima!

Sonia Novinsky
Sonia Novinsky Seguir

Psicologa - Emofree

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