[ editar artigo]

Atrapalha sua vida seus ciúmes excessivos?

Atrapalha sua vida seus ciúmes excessivos?

Atrapalha sua vida seus ciúmes excessivos? Isso é muito comum entre mulheres e entre homens, sabia? Pessoas que querem se tratar para se sentirem mais leves.

Sim, o ciúme deixa a pessoa pesada, porque está sempre alerta, não relaxa, não dorme bem, tem pesadelos. Fica presa ao celular vendo mensagens, vendo Facebook, Instagram, sem parar, para vigiar incessantemente.

Qualquer atraso, qualquer ausência a um compromisso são já sinais de mentira, de traição, de safadeza do parceiro ou parceira. E vem a desconfiança no parceiro e em si mesma(o): eu não tenho encantos suficientes...

A desconfiança tem cura?

Ainda mais grave é o caso em que já houve um deslize, um dos parceiros já pegou uma mensagem ambígua de alguém do sexo oposto para seu parceiro ou parceira.  

Esta desconfiança, agravada por um fato real, tem cura? Se sim, como curar? Porque o fato da pessoa ter ciúme significa antes de tudo que não quer perder seu companheiro(a). Mas, às vezes, prefere renunciar ao amor a viver no inferno da desconfiança, no medo da traição e de bancar o otário(a).

O que é o ciúme?

Tenho encontrado na clínica, principalmente, dois tipos de ciúme: um é o ciúme que significa a pessoa estar com inveja da liberdade do parceiro que se permite mais liberdade do que ela. Inveja do parceiro que tem mais redes, mais amigos, mais contatos, mais convites, mais poder, enfim.
O segundo tipo de ciúme é a necessidade de controle do outro por medo da perda, do abandono ou do desamparo. Esse controle vem da dependência que a pessoa sente da nutrição de afeto e de segurança que a outra lhe dá. O outro é como uma fonte de onde vem o que ela precisa e controlar a fonte se torna imperioso para que a pessoa sinta que não corre o perigo de morte por inanição afetiva.  

O ciúme se manifesta sobretudo pela culpabilização do parceiro(a) que é objeto do ciúme. Se este não tiver um trabalho interno significativo de compaixão vai se sentindo sufocado, culpado e acaba mesmo por se interessar por alguém e no final, ou rompe a relação ou se submete de forma ressentida e raivosa.

O EFT pode ajudar a pessoa acometida por este ciúme excessivo.  Não se trata de ver se a desconfiança procede. Mas sim de olhar o que impede o enciumado de confiar em si mesmo.  O amor do outro para nós é sempre oferta, não pode ser laçado, não pode ser provocado, não pode ser cercado, não pode ser vigiado, não pode ser duvidado, exigido, demandado. O amor é filho da liberdade a cada momento da relação: este é o pressuposto. Só assim ele sobrevive sem ressentimentos e com vitalidade e alegria.

A dependência adoecida que gera o ciúme precisa ser tratada com EFT para que se chegue a confiança em si mesmo, a certeza de que o amor é essa dádiva que virá pela nossa confiança na nossa capacidade amorosa que se dirige a nós mesmos e ao outro.
Para isso, temos que nos voltar para os eventos biográficos responsáveis pela perda da nossa confiança no amor por nós mesmos e no amor pelo outro.

Quase sempre, essa perda de confiança aconteceu a partir de eventos da nossa infância. Com EFT, facilmente se cancela as negatividades sentidas nestes eventos da nossa infância.

A confiança em si mesmo, que para mim significa simultaneamente vocação amorosa para si e para os demais, demanda a internalização de um amor que os cuidadores (família, educadores) manifestam pela criança de forma sincera, atenciosa, dedicada,  delicada e terna.

Às vezes, uma pessoa, como uma tia, uma avó, uma professora consegue manifestar este amor que funda o amor por si mesmo e pelo outro. Mas são muitos os casos em que esse amor falha e temos que resgatar, com EFT, esta confiança e amor por si, pelo outro, que  permite aceitar o amor como oferta da liberdade do outro, porque tem certeza que se uma eventual perda ocorrer a dor será digerida e se sobreviverá com dignidade. E assim, o ciúme deixa de ser um drama na vida da pessoa.

 

 

Comunidade EFT Oficial
Sonia Novinsky
Sonia Novinsky Seguir

Psicoterapeuta . Diretora do Centro Gary Craig de Treinamento em EFT Oficial no Brasil. Atendimento on line e presencial. Supervisão em grupo para EFT Oficial ( tapping e Optimal). Práticas grupais de EFT. Contatos pelo whats: 11999941415

Ler matéria completa
Indicados para você