[ editar artigo]

Bruxismo como tratar?

Bruxismo como tratar?

Pergunta de um aluno: Olá Sônia! Tenho feito alguns atendimentos mas por enquanto de caráter familiar e estou com uma dúvida: como tratar o chamado bruxismo em uma criança de 12 anos. Tentei abordar alguns pontos, mas ela se diz tranqüila e não estamos conseguindo associar a nenhum evento. Que aspectos podemos abordar?

Resposta de Sonia
Bruxismo pode ter várias origens, pode ser de uma tensão no maxilar e outras que não conheço bem. Você observou ela jogando ou brincando? Nota algum momento de irritação?  A gente pode ranger os dentes de raiva, mas geralmente não é uma raiva consciente porque, se fosse, apareceria enquanto raiva e não como algo somático.

Geralmente o que aparece a nível somático é alguma emoção negativa que foi suprimida.Tenho encontrado este ranger de dentes noturno involuntário em pessoas bastante contidas, tranquilas aparentemente, que não expressam as emoções, não fazem valer o que desejam, precisam, acham justo. São até pacientes por fora, flexíveis, sensatos, cordatos. E de noite as bruxas ficam soltas. 

Eu iria explorando as memórias para ver como narra, se há alguma cena, algum padrão familiar ou escolar que poderia ter despertado emoções negativas. Não acho que aos 12 anos as crianças poderão verbalizar situações ou cenas ou padrões familiares ou escolares que as deixaram bravas. Mas você, como terapeuta, pode deduzir quais comportamentos podem ter levado ela a uma complacência apenas aparente, quando na verdade, dentro de si, as "bruxinhas"se alvoroçaram e de noite se manifestam.

De qualquer forma acho importante pensar por que a raiva, que é uma emoção que aos 12 anos é importante manifestar de alguma forma, precisou ser suprimida. Por que não houve espaço para ela, qual o benefício da "tranquilidade"manifesta. Que fantasias aparecem quando surge a possibilidade de manifestar a raiva. Com uma criança de 12 anos é legal ir percebendo estas emoções nos jogos e brincadeiras. Criando uma situação em que a criança paciente precise brigar com o terapeuta, ela tem coragem? Isso vai dando pistas do que está reprimido.


TODAS AS INFORMAÇÕES SOBRE OS CONTEÚDOS E PREÇOS DOS NOSSOS CURSOS ESTÃO AQUI
E APROVEITE PARA SE INSCREVER AGORA, COM OS GRANDES DESCONTOS DA PROMOÇÃO DE VERÃO 2019 ! 

ACADEMIA CLINICA
Sonia Novinsky
Sonia Novinsky Seguir

Psicoterapeuta . Diretora do Centro Gary Craig de Treinamento em EFT Oficial no Brasil. Atendimento on line e presencial. Supervisão em grupo para EFT Oficial ( tapping e Optimal). Práticas grupais de EFT. Contatos pelo whats: 11999941415

Ler matéria completa
Indicados para você