[ editar artigo]

Como começar o estudo do EFT Oficial e alternativas para aprimoramentos

Como começar o estudo do EFT Oficial e alternativas para aprimoramentos

 

O EFT é um método terapêutico que se expandiu de modo espetacular pelo mundo, mesmo que a maioria dos seus praticantes não aproveitem todo o potencial do método.

Ele se expandiu porque há algo muito incrível nos meridianos energéticos, por onde circulam as energias sutis de nosso organismo.

Quando se estimula com os dedos os terminais, muito dos sintomas desagradáveis que sentimos diminuem.

Experimente tocar os pontos dos meridianos no rosto e no tronco se você tem uma dor qualquer, focando esta dor e cancelando verbalmente pelo menos os benefícios secundários do sintoma para você.

A dor diminui de forma que parece até meio miraculosa.

Este potencial de cura pelos meridianos levou muitas pessoas a pensarem que o EFT era isso: você está triste, você estimula os meridianos, você está com medo, estimula os meridianos, você procrastina, estimula os meridianos. E assim por diante.

No entanto Gary Craig o fundador do método ( Técnicas para Liberdade Emocional, ou EFT), tem outra visão.

Ele criou o EFT para ser um método que permitisse uma evolução espiritual dos homens neste momento em que vivemos.

Ensinando em profundidade todas as potencialidades deste método, ele visava não que as pessoas fossem ricas e felizes, mas sim que elas pudessem reduzindo suas negatividades. Se transformarem em pessoas boas para si e para os demais, resilientes para suas frustrações e traumas, para o destino finito que temos, tolerantes ao sofrimento e a dor inevitáveis, e por tudo isso, chegassem a paz interior duradoura.

Reduzindo as respostas egóicas aos eventos e situações desagradáveis e traumáticas que vivemos, podemos viver a partir do nosso Self Central, (na linguagem de Winnicott), que se une a todos os nossos irmãos humanos e a todos os seres vivos. E esta unidade implica na nossa unidade ao Ser Maior ( ou Mistério), de forma que permitimos nossos erros e dos nossos irmãos, abraçando o perdão a nós e a nossos irmãos.

Para mim, pessoalmente, trata-se de buscar o que um meu mestre espiritual ( Gilberto Safra) chama de “humildade do coração”.

Quando nos curamos ou aos nossos pacientes, Gary Craig sempre procura enfatizar que acessamos um Ser Maior e em estado de amorosidade permitimos que faça a regeneração necessária nossa ou do paciente, e que para isso estamos em estado de humildade, nos liberando das tiranias egóicas.

Tudo isso não é fácil, mas é a essência mais pura do método EFT Oficial, tanto do Tapping, que tem um lado mais mecânico, como uma massagem que alivia ou uma acupuntura, quanto para o Optimal que se fundamenta quase que exclusivamente na intuição amorosa aliada ao trabalho do Ser Maior que Gary denomina Terapeuta Interior.

Se você está começando a estudar o EFT, para auto aplicação ou aplicação nos seus pacientes, eu aconselharia que começasse com o Gold Standard EFT.

Faça este curso, já vai ter um recurso maravilhoso para usar em todas a superação de situações desafiantes fisicamente e emocionalmente. 

O Curso que damos no Centro Gary Craig no Brasil é importante porque ele ensina o aluno a ultrapassar o EFT sintomático, analgésico, para uma resolução mais definitiva. Para certas pessoas o Gold Standard EFT ou EFT Oficial Tapping é suficiente. Pessoas que não querem  se envolver com dimensões espirituais podem ter bons resultados com o EFT Tapping.

Como Gary Craig sempre nos fala, o Optimal EFT não é para certamente não é para todos. É preciso uma consciência da abertura humana ao infinito, a espiritualidade, a transcendência para que o Optimal EFT faça sentido.

Embora não tenha nada de religioso. ‘E absolutamente supra religioso. E acima de tudo não é um ramo do espiritismo tal como existe no Brasil. Aqui, quando se fala de espiritualidade já se associa com espiritismo. O espiritismo pode resolver algumas doenças mentais e físicas, isso é possível como tantos relatos nos mostram. Mas o Optimal EFT é uma transformação de consciência e não uma eliminação de sintomas ou distúrbios. Mas respeitamos todas as religiões como todas as crenças.

Se depois de terminado o Gold, você sentir que tem uma busca espiritual pode estudar o Optimal EFT. Isto lhe dará um recurso a mais para usar com o Gold Standard EFT, integrando os dois, como já mostrei num vídeo, e  também você poderá usar o Optimal EFT sem o Tapping.

Para os que querem ser Terapeutas em EFT é importante o meu curso Percurso Clínico, que ensina a como lidar e respeitar com o paciente para um tratamento ético e profundo.

Este é minha orientação para os recém chegados ao EFT, e também um esclarecimento a todos sobre a natureza do EFT Oficial e como ele se diferencia de outras práticas de Tapping ,  ( que indevidamente se auto denominam EFT) e de outras práticas que são também denominadas espirituais mas não no sentido do Optimal EFT.

E, para finalizar, lembro que há a venda no nosso site emofree.com.br, muitos webinarios e supervisões com muitos ensinamentos para quem quer realizar de fato a missão do EFT Oficial no mundo de hoje.

TODAS AS INFORMAÇÕES SOBRE OS CONTEÚDOS E PREÇOS DOS NOSSOS CURSOS ESTÃO AQUI 

Comunidade EFT Oficial
Sonia Novinsky
Sonia Novinsky Seguir

Psicoterapeuta . Diretora do Centro Gary Craig de Treinamento em EFT Oficial no Brasil. Atendimento on line e presencial. Supervisão em grupo para EFT Oficial ( tapping e Optimal). Práticas grupais de EFT. Contatos pelo whats: 11999941415

Ler matéria completa
Indicados para você