Como lidar com o sentir-se carente?
[ editar artigo]

Como lidar com o sentir-se carente?

 

 

Me sinto tão mais tão carente ...

Quantas vezes a gente ouve isso em conversas de amigos e  no consultório?

Parece que acontece um aperto no coração e a pessoa sente que falta algo dentro dela, é como se sentisse fome de afeto.

Uma fome que nunca se sacia totalmente.

Quando a pessoa se sente carente algo grave acontece: em vez dela seguir focando seu objetivo, sua meta, ela está sempre focada nas outras pessoas, nos amigos, nos pais, no marido, no namorado, na paquera. Sempre super atenta a todas as ações e reações das pessoas a ela. Por exemplo, com namorado  sente nao prioridade, com os amigos sente alguma rejeição, e assim por diante. Sempre vai prestando atenção na falha do outro em relação a si mesmo. E como todos  falham em ofertar o que o outro precisa em alguma medida, a pessoa carente vai acumulando estas sensações, emoções e pensamentos de não ter um lugar importante na vida das pessoas. E é um ciclo vicioso, seus próprios pensamentos alimentam a carência que alimenta a fome de afeto.

 

Se vc sente esta fome de afeto que lhe parece infinita, e se sente sempre de alguma forma nao saciado, ou que merecia um lugar mais importante na vida dos seus pais ou de seu marido ou de seu namorado ou de seus amigos, é importante pensar comigo:

 

Como podemos solucionar esta carência de uma vez por todas? Você já pensou na hipótese de você gerar o afeto dentro de você, em vez de esperar do outro?  Como seria no lugar daquele buraco no peito que vc sente quando falta a atenção que vc precisa, você pudesse gerar um afeto que se irradiasse por todo seu corpo e sua alma e expandisse através da sua pele para todo ambiente em que você está aqui e agora? E você fosse visualizando sob a forma de luz este afeto terno se estendendo pelo mundo para as pessoas que você encontra? Como seria descobrir que o afeto que precisamos podemos gerar?

Eu muitas vezes uso EFT neste processo como um facilitador, mas é muito gratificante saber que podemos gerar dentro de nós nos acolhendo o afeto amoroso e terno que demandamos de fora.

O EFT vai poder chegar nos eventos da sua infância em que você tinha direito a receber afeto terno e o sentimento de ter um lugar importante naquela família e naquela comunidade, mas que por alguma razão, este afeto não foi em termos de qualidade e quantidade o que você precisava. Desta forma o EFT vai cancelar as raízes do seu padrão que é de se ressentir e sentir carência de afeto, e ao mesmo tempo perder o recurso humano de gerar dentro de si a própria ternura para si e para os demais. Quando recebemos a ternura na infância na medida correta, ( nada de mimos), de forma verdadeira e autentica, nosso recurso humano de gerar este afeto dentro de nós e expandir para o mundo se potencializa e se atualiza naturalmente.

Mas mesmo que você nao tenha vivido este privilégio há como zerar as sequelas da sua privação de afeto para que sua ternura e seu afeto surjam de dentro de você para os demais que te cercam.

 

TAGS
Comunidade EFT Oficial
Sonia Novinsky
Sonia Novinsky Seguir

Psicoterapeuta utilizando Winnicott, Gilberto Safra, Pavel Florensky e EFT OFicial no seu trabalho clinico. Diretora do Centro Gary Craig de Treinamento em EFT Oficial no Brasil.

Continue lendo
Indicados para você