[ editar artigo]

Culpa tem cura?

Culpa tem cura?

Minha mãe morreu e eu não cuidei. Meu filho usa drogas e me culpo. Fiz um aborto e não consigo me perdoar. Não consigo emagrecer e me culpo cada vez que como demais. Nunca fiz uma poupança e hoje meus filhos tem que me ajudar, me acuso por isso. Meu marido se suicidou e eu não consegui evitar. Deixo meu bebê chorar e me sinto culpada por isso. E assim temos uma longa lista de auto acusações que as pessoas se infligem a si próprias.

A culpa corrói por dentro, traz várias sensações corporais ruins, faz com que a pessoa se auto-humilhe, baixa a auto estima e faz com que punições inconscientes criem situações muito ruins, entrando num circulo vicioso de mais culpa, mais auto acusações e mais auto punições.

Vou dar um exemplo de auto punição pela culpa: uma moça que eu atendo tinha 18 anos quando sua mãe teve câncer e veio a morrer. No agravamento da doença, esta moça não conseguiu cuidar da mãe, queria sair, queria ir em festas, queria fugir daquela casa triste, onde seu pai cuidava de sua mãe. No processo terapêutico percebemos como a culpa a levava a um estado semi-depressivo, mas não conseguia nunca ter uma relação amorosa satisfatória. E fomos chegando a esta culpa semi consciente e a esta punição que à medida que fomos trabalhando com Tapping ou Optimal, foi melhorando. Já conseguia sair, comprou um apartamento para si (morava com o pai antes, mas numa situação bastante complicada, em que ele já tinha uma namorada), ficou mais ativa e mais preparada para um encontro.

O trabalho com EFT consegue chegar ao perdão para si mesmo, na medida em que, com Tapping ou com o Terapeuta Interior, vamos acessando os eventos disparadores da culpa, as mobilizações  contraditórias envolvidas nestes eventos (por ex: a cliente queria sair nas baladas mas tinha uma voz que dizia, sua mãe precisa de você, que depois se tornará a acusadora de negligência, etc). Trabalhamos na terapia todos os detalhes da mente, das emoções, das sensações, resignificando as negatividades para que a compaixão possa ter lugar.

Esse trabalho é um dos mais gratificantes de se feito com EFT Oficial, porque ao mesmo tempo que dissolvemos a culpa e auto punição decorrente ( uitas vezes acompanhadas de raiva, medo e até de pânico), permitimos que a pessoa se ponha em fluxo, se permitindo sonhar, ter gestos na direção dos seus sonhos, retomar a alegria, a leveza e a paz interior.

 

TAGS
Comunidade EFT Oficial
Sonia Novinsky
Sonia Novinsky Seguir

Psicoterapeuta . Diretora do Centro Gary Craig de Treinamento em EFT Oficial no Brasil. Atendimento on line e presencial. Supervisão em grupo para EFT Oficial ( tapping e Optimal). Práticas grupais de EFT. Contatos pelo whats: 11999941415

Ler matéria completa
Indicados para você