[ editar artigo]

Economia de Tempo e Precisão com Optimal EFT

Economia de Tempo e Precisão com Optimal EFT

 

No meu trabalho com Gary Craig em Sea Ranch, em agosto de 2018, um dos pontos que trabalhamos juntos foi o ganho de tempo que o Optimal nos permite.

Não apenas ganho de tempo, mas ganho em objetividade e precisão simultaneamente. E o or quê?

O nosso Terapeuta Interior pode nos ajudar numa tarefa que, às vezes, é custosa no Tapping: investigar quais são os eventos específicos que estão atrás dos sintomas, dos incômodos, dos padrões de comportamento e crenças que queremos remover.

Muitas vezes, a pessoa quer por exemplo, emagrecer, e se sente impedida. Está com um comportamento compulsivo de comer doces, como chocolates, e não sabe de onde vem.

Perguntamos de eventos específicos, não lembra, perguntamos de traumas, nada... Algum evento que não quisesse ter vivido? Nenhum! E o que fazemos nesta hora?

Então, o Optimal EFT, abrindo a possibilidade de acessarmos nosso Terapeuta Interior (o do paciente e do terapeuta, lembrem-se, estão conectados e são integrados), se acessado, e para isso Gary criou um procedimento que explicamos no vídeo abaixo, que se chama Guidance Chanel, que podemos traduzir achar o canal que nos guiará.

Em resumo, para não me alongar aqui, vamos aprender com Gary,  num processo de foco interior, criar um canal de acesso ao Terapeuta Interior, através de uma tela em branco.

Faremos a pergunta: qual um indicador? Seja um cheiro, um gosto, uma palavra, uma imagem visual, um sentimento, um pensamento, que possa me permitir chegar ao evento raiz, a situação raiz, a cena raiz do problema que queremos solucionar.

O que fazemos é anotar, durante uns 5 minutos, tudo que em estado de foco interior, silêncio, chegar até nós, sem censura, sem vergonha, sem omitir nada. Se algo muito non sense chega, anotamos. E depois vamos conversando com o cliente  vendo ao que associa nossos achados. Ele pode fazer o mesmo que nós e vamos combinar nossos achados com o dele.

É surpreendente como assim des-cobrimos, no sentido de tirar o que cobre, muitos eventos, situações, que pareciam desimportantes ou estavam esquecidos. Vamos chegando aos eventos, traumas, incômodos que aconteceram e que precisamos trabalhar.

É preciso muita habilidade para este procedimento, e Gary hoje consegue muito mais do que ele próprio conseguia no inicio. Geralmente não temos silêncio interno e foco para este trabalho, mas com a pratica intensa vamos nos aprimorando.

Há muito mais a aprender deste  procedimento que chamamos Guidance Chanel e que vocês podem aprender a usar cada vez melhor. Ele é preciso porque as associações nossas e dos nossos clientes, que sao espontâneas e que não são detidas pelo ego defensivo, sao os melhores caminhos para a descoberta do que nos impulsiona a agir e a sentir hoje.

A própria Psicanálise trabalha de forma diferente com estas associações livres. Mas nós fazemos isso diagnosticando e curando com a ajuda do Terapeuta Interior nosso e dos nossos clientes.

Por favor vejam o vídeo e perguntem, comentem, tragam mais pessoas curiosas do EFT para nossa comunidade. Vamos crescer a paz com o crescimento do EFT.

 

 

 

ACADEMIA CLINICA
Sonia Novinsky
Sonia Novinsky Seguir

Psicoterapeuta . Diretora do Centro Gary Craig de Treinamento em EFT Oficial no Brasil. Atendimento on line e presencial. Supervisão em grupo para EFT Oficial ( tapping e Optimal). Práticas grupais de EFT. Contatos pelo whats: 11999941415

Ler matéria completa
Indicados para você