[ editar artigo]

Filhas de alcoólatras

Filhas de alcoólatras

Sônia, adorei os seus dois textos a respeito do alcoolismo. Em um deles você mencionou que há diferenças entre a relação filha e mãe alcoólatra e filho de mãe alcoólatra, e também no caso de pai alcoólatra. Eu tive algumas pacientes que tiveram pais acometidos por essa doença. Elas sentiam muita raiva, ódio do pai por serem agressivos e violentos com a mãe e com elas também. E ao mesmo sentiam raiva da submissão da mãe que aguentava e não enfrentava o pai. E tinham em comum ainda um medo de se casarem com homens iguais aos pais e por isso se fechavam pra relações amorosas. Nesses casos de filhas de homens alcoólatras, como o EFT pode ajudar?    

RESPOSTA DE SONIA NOVINSKY: Querida aluna, quando se trata de filhas de pais alcoólatras para se trabalhar com EFT é importante observar como está a auto estima, o valor que dão a si mesmas. Pode haver outras queixas, mas muito da raiva que sentem do pai e da mãe dirigem para si próprias porque sentem que não foram boas o suficientes, com valor suficiente para seu pai parar de beber. Na verdade têm raiva também da mãe porque esta não confiava em si mesma, não se valorizava para enfrentar este pai e por um ponto final na relação. A mãe também sente esta baixa auto estima e este pouco valor, ligados ao fato do marido não ser um homem sóbrio e depender da bebida. Dificilmente se encontra a postura de saber que o homem está doente e que esta doença não tem nada a ver consigo. Ficam sempre esperando que ele pare de beber porque isto significa dar valor a elas. Estas crenças precisam ser desfeitas. Mas para desfaze-las o EFT ( Tapping ou Optimal, cada um à sua maneira) precisa trabalhar os eventos que estão na memória da relação com pai quando ele chegava bêbado em casa. Muitas filhas de pais alcoólatras sofrem muito porque quando o pai está sóbrio ele é mais feliz que a mãe, mais carinhoso, mais atencioso, mais dedicado. A amargura da mãe submissa ao pai, afasta os filhos. Muitas filhas de pais alcoólatras se davam melhor com o pai do que com a mãe apesar da raiva que sentem dele quando violento e alcoolizado. Muitas mães mandam as filhas buscarem seus pais nos bares e por vezes o pai está lá com outras mulheres, o que marca demais estas filhas.

O EFT sempre vai atrás dos eventos que provocam respostas emocionais negativas, como medo, raiva, pena, nojo, etc. Eventos situados no espaço e no tempo, como o dia em que....... lá no....... e eu senti...... e (ação que fiz).... 

Sempre o evento é concreto e situado no espaço e no tempo. É muito comum as pessoas fazerem  o EFT Tapping por exemplo para situações genéricas, por exemplo, quando meu pai batia na minha mãe eu ficava triste. Evento específico nunca é formulado assim. Lembre-se : não se usa o imperfeito do indicativo, mas sempre o perfeito do indicativo.

Ex: O dia em que meu pai bateu na minha mãe e eu estava vendo e fiquei triste e me escondi embaixo da mesa de medo.

E definido o evento, se vai atrás dos aspectos de cada evento e vamos limpar cada aspecto. Ex : os olhos do meu pai avermelhados e nervosos, o som dos gritos da minha mãe,  eu chorando no quarto sentindo que havia algo errado comigo que não conseguia faze-lo parar de beber, sentindo culpa dele precisar beber, etc.

Depois de fazer algumas rodadas, dos eventos específicos e dos aspectos, com as respostas emocionais deles que ainda hoje trazem emoções, ( sempre testando antes e depois para ver se funcionou), se pode misturar as crenças que se originaram destes eventos, como não tenho valor suficiente, não me estimo o suficiente porque não era motivo suficiente para meu pai parar de beber e se dedicar a família,  homens não me valorizarão o suficiente para se dedicarem a mim, homens são perigosos nos fazem sofrer.

E você deve ir trabalhando desta forma, encima dos eventos e das sequelas emocionais sensoriais e   mentais até que no espaço que se libera novas idéias e possibilidades surjam a partir de uma auto valorização e de menos medo de se posicionar. Espero que tenha ajudado.

TODAS AS INFORMAÇÕES SOBRE OS CONTEÚDOS E PREÇOS DOS NOSSOS CURSOS ESTÃO AQUI 

 

 

ACADEMIA CLINICA
Raissa Schiavo
Raissa Schiavo Seguir

Terapeuta EFT e Optimal. Atendimento online e presencial. Contato: 34 98401-7739

Ler matéria completa
Indicados para você