[ editar artigo]

O medo de dirigir tem solução?

Dirigir em cidades grandes é uma tarefa penosa. No entanto, não conseguir dirigir por medo é mais ainda. Você fica à mercê dos demais para se transportar, é, no mínimo, pouco prático para a vida atual e traz um sentimento de limitação inferiorizante.

Acontece que, apesar disso tudo, é uma postura bastante comum: não dirijo porque tenho medo. Antes do EFT Oficial as pessoas eram classificadas todas nesta mesma categoria: pessoas que tem medo de dirigir. Com EFT Oficial a gente aprendeu que há nuances neste medo. Que há especificidades e que há muitos medos diferentes dentro da afirmativa “eu tenho medo de dirigir”.

E o EFT Oficial é um método que justamente se diferencia por buscar especificidades. Vou explicar o que é isso.

Quando vou trabalhar com alguém que revela que tem “medo de dirigir”, eu vou sigo para buscar quais os aspectos deste medo que ela está resumindo nesta afirmação genérica.

Por exemplo, posso perguntar: O que realmente te incomoda quando você pensa em pegar um carro? Quais as cenas ameaçadoras vem à sua mente? As respostas vão ser as mais diversas que você pode imaginar.

  • Tenho medo que alguém vai me fechar e eu vou entrar em cima.
  • Tenho medo que alguém venha por trás ou pela frente, se descontrole e acabe entrando no meu carro.
  • Tenho medo que vou ter um ataque e desmaiar.
  • Tenho medo de estar sozinho no carro e entrar em crise de pânico.
  • Tenho medo de esquecer o que fazer no meio da rua movimentada.
  • Tenho medo das pessoas no trânsito ficarem bravas e me xingarem.
  • Tenho medo de precisar ir depressa num banheiro e não ter onde parar o carro.
  • Tenho medo de ficar sem gasolina e parada no meio da rua.

Estes são apenas pequenos exemplos do que pode estar por trás desta fala genérica: medo de dirigir.

Por que o EFT é tão poderoso para solucionar isso? Porque ele quebra a afirmação genérica em elementos que são sequelas de memórias negativas do que se viveu. Liberando estes fragmentos de memórias (que podem ser muitos ou poucos), o peso deles nos padrões de atitudes e comportamentos atuais se desfaz.

Dessa maneira, dirigir pode passar de um martírio a um prazer, uma vitória, uma limitação a menos na vida. Vejam abaixo o vídeo que fiz sobre o tema e fique ligado para o próximo texto dessa série. Até breve!

 

Comunidade EFT Oficial
Sonia Novinsky
Sonia Novinsky Seguir

Psicoterapeuta utilizando Winnicott, Gilberto Safra, Pavel Florensky e EFT OFicial no seu trabalho clinico. Diretora do Centro Gary Craig de Treinamento em EFT Oficial no Brasil.

Continue lendo
Indicados para você