[ editar artigo]

O PODER DAS CRÍTICAS

O PODER DAS CRÍTICAS

       Não vou trazer aqui nenhuma reflexão de grandes acadêmicos da Psicologia contemporânea, mesmo porque não teria atributos para isso. Mas quero sim trazer aqui a minha, ou quem sabe a sua percepção, sobre essa “modalidade de expressão” que hora parece inofensiva, e ao mesmo tempo mortal e implacável.

      Ao decorrer da vida nos deparamos com críticas, algumas vezes necessárias, porém elas precisam ser colocadas de uma forma coerente. Mas imagine uma sucessão de críticas, gritadas sem embasamento, sem um acolhimento fraterno e um amparo?

      Um adulto pode ter muitas dificuldades de digerir uma crítica, dependendo da forma que ela se apresenta. Agora pense em uma criança, um adolescente com sonhos e expectativas da vida, que é normal nessa fase, se imaginando ter feito o melhor de si, por exemplo em um jogo de futebol, correndo, gritando, suando atrás da bola todo empolgado, e no final do jogo seu técnico que para muitos nessa idade é visto como ídolo ou como uma referência, dizendo que você não fez nada certo ou não se dedicou o bastante.

         Qual o peso dessas palavras? Fico me perguntando, se tivesse sido diferente se ao invés dessa colocação negativa, Fosse :” Hoje não foi tão bom... vamos treinar mais, mas  parabéns! Você se esforço !” Esse exemplo nos mostra e nos faz refletir como estamos em  um mundo cada vez mais emocionalmente frágil,  com pouca tolerância, e sem paciência, que só contribui para uma baixa autoestima.

         Será que nesse momento aquele técnico não destruiu um sonho? Um futuro jogador? Ou apenas afirmou para aquele menino ou menina, o que eles mais ouvem: “ ISSO NÃO É PARA VOCÊ”! “VOCÊ NÃO CONSEGUE” ! Se hoje com o apoio correto, eles não poderiam chegar mais longe?

Mas agora você pode estar se indagando: “É, mas a vida é assim, se eles quiserem vencer terão que conviver com criticas”. Ok, agora eu te convido a uma reflexão, se em casa eles passam pelos mesmos problemas com os pais, sem estruturas, ocupados, sem tempo para dialogar, Pais que não querem participar da vida dos seus filhos, e que querem apenas se “ livrar “ e se que aproveitam dessas atividades, como deixa-los na escola de futebol só para não ficar em casa, pois ficando terá que dar a devida atenção, ao invés de pensar que aquilo pode ser muito importante para seu filho, e que sim, um dia ele pode estar num grande time.

         Com a repetição dessas situações, esses filhos podem ir aos poucos perdendo a segurança e passar a não acreditar mais em seus sonhos, causando desinteresse ficando ociosos achando mais interessante a rua. São situações que me pego refletindo, depois de entender como essa “modalidade de expressão” popularmente conhecida por crítica atua em nós como um vírus de computador, que infecta o nosso sistema roubando nesse caso, nossa energia, paz pessoal e pior se aloja na gente por anos e sem nos darmos conta desse problema.

        Essas questões acumuladas em nosso sistema, acabam refletindo em nossa vida, sabe aquela raiva instantânea, que você tem frequentemente? Ou aquele descontrole em situações, corriqueiras?

Então, são sentimentos negativos que ao longo da vida não foram resolvidos. É importante observar essas emoções negativas, e as sensações físicas que elas trazem, pode ser um   grande passo para o auto controle e a calma, pois ao contrario, nos tornamos  reféns de nós mesmos, ter equilíbrio emocional, é difícil mais possível.

E eu não conheço ferramenta mais simples para dissolver essas emoções do que a EFT, que vai  identificar,  e acessar a origem  desses sentimentos em conflitos, pois como uma agua parada pode dar dengue, energia negativa acumulada  pode dar doenças, como DEPRESSÃO, CRISE DE PÂNICO e outras. Cuide de Você, pois você e seu maior tesouro.  

Comunidade EFT Oficial
DAVID MICHEL DA SILVA
DAVID MICHEL DA SILVA Seguir

Eu sou o David Michel, terapeuta GOLD STANDARD - EFT. Conheça os benefícios da EFT e veja sua vida se transformar ! Pois para mim a cura e a mudança acontece:“ De Dentro Pra Fora “

Ler matéria completa
Indicados para você