[ editar artigo]

O tratamento EFT pode ajudar na dor?

O tratamento EFT pode ajudar na dor?

Você tem rigidez e dores nos ombros e na parte superior da coluna? Às vezes não consegue nem virar cabeça? A dor pega do pescoço até as escápulas (nossas asas frustradas)? Hoje vou lhe ensinar como o EFT pode ajudar nessas situações com seu procedimento de analgesia.

Como isso funciona? Com a respiração!

O EFT pode ajudar a relaxar gostoso se você simplesmente respirar ritmicamente (seis tempos para inspirar, três tempos com peito cheio, seis tempos para expirar, três tempos com costelas contraídas e peito vazio).

Em seguida, após algumas respirações, conectando com a dor, sendo bem específico na descrição (exemplo: sinto uma facada nas costas no lado esquerdo, sinto uma dor aguda constante embaixo da asa direita, etc), você vai aplicar o EFT da seguinte forma, conforme descrevo abaixo.

Primeiro você dá um nota de zero a dez para a dor em um lugar que você especificou bem, onde dez é a intensidade maior, e zero a menor. Depois você coloca toda a sua atenção numa das dores que você sente, por exemplo, uma facada no lado superior direito.

Sempre respirando, agora apenas com calma, você vai abrir seu coração para a dor, a recebendo como num abraço e dizendo em alto e bom som a mensagem abaixo, enquanto faz leves batidinhas (tapping) no ponto do karatê:

Mesmo que eu sinta esta pontada como uma facada na escápula direita, eu me amo e me aceito com esta dor. Acolho esta dor e não luto contra ela, mas relaxo nela e me perdoo pelo que posso estar contribuindo para ela. Me abro para ouvir o que ela pode me dizer.

Em seguida você vai fazer o tapping com a frase lembrete (esta dor como uma pontada, como uma facada na escápula direita), em todos os pontos do EFT (veja esqueminha no vídeo abaixo). Sempre respirando, sempre abrindo o coração para abraçar esta dor.

Depois de umas cinco rodadas fazendo isso você vai ver se a intensidade da dor baixou, comparando as notas, antes e depois. A dor pode migrar e você terá que ir perseguindo a dor: ela pode ir para a asa, para o pescoço etc.

Esta primeira abordagem vai lhe aliviar um pouco ou talvez até muito, mas vai lhe emocionar também, porque vai liberar sentimentos que estão reprimidos neste local das costas. Você precisa neste momento tentar compreender o que esta dor lhe diz, perguntando ao seu coração e esperando a resposta. Provavelmente virão para você emoções de raiva, geralmente ligadas a cargas excessivas que você carrega de responsabilidades em relação a pessoas que dependem de você.

Você poderá chegar a conhecer melhor este seu padrão que, você verá, envolve também culpa e medo na sua origem. Identificará também as raízes deste padrão na sua infância e adolescência.

Se você fizer o EFT para eventos que estão na base destas defesas de segurar o mundo e os outros nos ombros, não esquecendo de todos os aspectos, você estará se liberando do padrão e poderá ter costas flexíveis de novo, como você nasceu.

Será possível encontrar o seu estilo verdadeiro e expandí-lo no mundo, trazendo menos negatividade e se permitindo mais alegria e mais paz. Experimente!

TAGS

EFT

dor

ACADEMIA CLINICA
Sonia Novinsky
Sonia Novinsky Seguir

Psicoterapeuta . Diretora do Centro Gary Craig de Treinamento em EFT Oficial no Brasil. Atendimento on line e presencial. Supervisão em grupo para EFT Oficial ( tapping e Optimal). Práticas grupais de EFT. Contatos pelo whats: 11999941415

Ler matéria completa
Indicados para você