[ editar artigo]

O tripé da clínica do EFT Oficial ( Optimal e Tapping)

O tripé da clínica do EFT Oficial ( Optimal e 
Tapping)

 Por que, se já tínhamos o EFT Tapping , Gary criou o Optimal EFT? Foi uma questão de coerência e honestidade.

Aos poucos, e discutimos isso muito ao longo destes últimos  dez anos, foi ficando claro para nós que o que tornava o Tapping mais eficiente, o que realmente fazia a diferença numa sessão de cura não eram os meridianos, embora eles colaborassem muito.

O que faz a diferença em qualquer ato de cura é a amorosidade, a generosidade, a empatia, a renúncia egóica em prol de uma transcendência que nos une e permite a abertura para algo maior que nós.

Enfim, quanto menos mecânico o Tapping, víamos que mais efetiva e duradoura a cura era, mais o cliente nos falava de paz e mais amoroso se tornava,  enquanto ambos os egos, seu e do terapeuta, se reduziam para dar lugar ao perdão.

A consequência imediata de todas estas considerações, aliadas a anos de estudo do Course in Miracles ( Curso em Milagres) e, de minha parte, também ao estudo dos russos da era da Prata (especialmente Florensky), com Gilberto Safra ( USP),  foi assumirmos a dimensão espiritual como fundamental na clínica do EFT. 

Gary criou o Optimal EFT para clarificar esta clínica que deixa de ser apenas humana, mas se abre para a dimensão espiritual que está dentro de nós e para além de nós.

Por isso, hoje no EFT ( Optimal sobretudo) mais que sempre, o trabalho do terapeuta consigo mesmo, o seu esvaziamento egóico, a sua capacidade de empatia, de entrega amorosa, de saber que algo além da técnica e de sua competência humana passam a ser elementos fundamentais.

No vídeo que vocês verão a seguir, procuro mostrar como vejo o tripé que sustenta a clínica, o EFT Oficial, tanto Tapping (não mecânico) quanto o Optimal.

É a base sobre a qual o trabalho deve fluir: Verdade, Fé, Paz. Esta base começa com o trabalho do terapeuta sobre si mesmo, daí ser tão importante a supervisão, e terapia do terapeuta.

Verão neste vídeo que fé não se trata apenas de fé religiosa, mas de fé (aposta) que a Verdade existe e se pode acessar... A verdade de si mesmo e do cliente, que mostra qual o próximo passo que ele precisa dar para se tornar mais livre e criativo e viver em paz.

Assista o vídeo, é um dos vídeos importantes para se compreender a evolucão do EFT depois comente e me pergunte o que ficar de dúvida.

Obrigada, compartilhe nossa comunidade com seus amigos, escreva na nossa comunidade, estamos aqui para serví-lo e para que você possa sentir a alegria de servir!

 

 

 

Comunidade EFT Oficial
Sonia Novinsky
Sonia Novinsky Seguir

Psicoterapeuta . Diretora do Centro Gary Craig de Treinamento em EFT Oficial no Brasil. Atendimento on line e presencial. Supervisão em grupo para EFT Oficial ( tapping e Optimal). Práticas grupais de EFT. Contatos pelo whats: 11999941415

Ler matéria completa
Indicados para você