[ editar artigo]

Optimal e o estado emocional do Terapeuta

Optimal e o estado emocional do Terapeuta

 

Vania, uma nossa estudante pergunta: 

Olá.  Tenho uma dúvida e não sei se todos os terapeutas tem, mas acho que alguns sim. O Optimal é algo bem profundo, requer uma paz para poder se conectar.
Já te aconteceu de não estar bem e ter que atender mesmo assim?
Mesmo com o tapping ou o Optimal, as vezes o caso é mais profundo e aí você não teve tempo para trabalha-lo e tem que atender.
Ou aconteceu algo perturbador pouco antes da sessão e você não está em paz.
Parece uma pergunta boba, mas acredite é uma dúvida que muita gente tem.

Resposta de Sonia Novinsky

Pergunta super relevante, nada tem de boba. Nenhuma pergunta é insignificante. Tudo que um terapeuta sente é importante de ser levado em conta. Sim, já me aconteceu de estar envolvida em conflitos familiares muito complicados e precisar continuar atendendo. Ou de receber uma notícia dramática para mim e o paciente ir chegando e eu precisar atender. E nem dar tempo de tentar cancelar minhas negatividades antes da sessão. Ou mesmo já me aconteceu de me sentir inquieta com algo, preocupada com algo e precisar atender.

Como eu faço? O que eu aconselho? Há varias possibilidades, até a pior que é a de cancelar a sessão, o que realmente queremos evitar. Mas o terapeuta é humano e pode acontecer que precise cancelar a sessão porque não se sente bem para atender.

Mas antes disso há coisas para se tentar.  Sim, você pode tentar  fazer um tapping sintomático, para o que você estiver sentindo, em cinco minutos antes de entrar na sessão... e talvez não alivie. E você pode entrar na sessão e enquanto conversa com seu cliente acessar o Terapeuta Interior e entregar a ele os seus pensamentos e sentimentos negativos, sejam eles quais forem. Isso  nos primeiros minutos, enquanto você ouve o cliente. É possível que você já sinta alguma alivio. Mas o que é mais legal é que, se mesmo sem sentir a serenidade necessária, você utilizar para você mesma o procedimento do Borrowing Beneftis (emprestando benefícios).  Para isso primeiro você nomeia os eventos e as respostas emocionais que lhe perturbam e deixa elas como que num plano secundário, como se à espera. Você recebe o cliente e procura ouvi-lo e chegar aos eventos e respostas emocionais que precisa limpar. Mesmo sem você focar no seu problema, como somos esta unidade indissolúvel, enquanto o Terapeuta Interior está trabalhando para o seu cliente, você está sendo trabalhada também. Muito possivelmente você sairá aliviada da sua sessão com seu cliente. O importante é você nomear com clareza o que você precisa e deixar neste plano secundário. E por o foco no seu cliente, com toda força. 

Me conta se deu certo alguma destas coisas? 

beijo<
Sonia

TODAS AS INFORMAÇÕES SOBRE OS CONTEÚDOS E PREÇOS DOS NOSSOS CURSOS ESTÃO AQUI
E APROVEITE PARA SE INSCREVER AGORA, COM OS GRANDES DESCONTOS DA PROMOÇÃO DE VERÃO 2019 ! 

 

ACADEMIA CLINICA
Sonia Novinsky
Sonia Novinsky Seguir

Psicoterapeuta . Diretora do Centro Gary Craig de Treinamento em EFT Oficial no Brasil. Atendimento on line e presencial. Supervisão em grupo para EFT Oficial ( tapping e Optimal). Práticas grupais de EFT. Contatos pelo whats: 11999941415

Ler matéria completa
Indicados para você