[ editar artigo]

Pergunta: medos sem memória da origem De uma aluna anônima.

Pergunta: medos sem memória da origem
De uma aluna anônima.


Sou aluna do Curso Gold Standard EFT, e tenho uma dúvida:


Se tivermos um medo específico ( ex: medo do mar )desde muito pequeno  
(+- 3 anos ) e não nos lembrarmos do que provocou este medo, ao fazer  
a técnica EFT podemos focar no medo que sentimos?

SONIA RESPONDE: O medo do mar  me parece algo bastante significativo . É um medo de algo que tem como que vida própria e que não se curva diante de nós. E que também não controlamos. Muitas  vezes temos várias memórias de eventos difíceis mas elas não parecem estar relacionadas com o incomodo que sentimos no presente. Isso acontece muito.

Você procura na memória algum evento que possa estar relacionado com o medo do mar e não acha. Mas a memória traumática no caso pode estar  representada por outras palavras como: o dia que minha mãe saiu a noite e eu senti muito medo, e ao mesmo tempo sentia que não podia controlar suas saídas, o que fazia o medo crescer ainda mais.

Não há nada que lembre mar  no evento originário se este fosse o caso. Nada aconteceu relacionado com mar, mas sim com medo de falta de controle da situação. O mar também pode se apresentar como sintoma, como lugar muito maior que nós e nossas possibilidades de controle. Neste caso trabalhamos este evento, testando e aplicando por exemplo Gold ou Optimal para podermos ver em que medida o medo do mar reduz.

Conclusão: procure o princípio que rege o medo no sintoma e terá mais chaves para pesquisar o que pode ter levado ao medo do mar. Neste caso talvez seja o medo do maior que nós, que é incontrolável por nós. 

Obrigada, aluna, pela pergunta. Comente!

beijo, Sonia


TODAS AS INFORMAÇÕES SOBRE OS CONTEÚDOS E PREÇOS DOS NOSSOS CURSOS ESTÃO AQUI
E APROVEITE PARA SE INSCREVER AGORA, COM OS GRANDES DESCONTOS DA PROMOÇÃO NATAL/ANO NOVO! 

ACADEMIA CLINICA
Sonia Novinsky
Sonia Novinsky Seguir

Psicoterapeuta . Diretora do Centro Gary Craig de Treinamento em EFT Oficial no Brasil. Atendimento on line e presencial. Supervisão em grupo para EFT Oficial ( tapping e Optimal). Práticas grupais de EFT. Contatos pelo whats: 11999941415

Ler matéria completa
Indicados para você