[ editar artigo]

Por que falamos Liberdade Emocional com EFT?

Por que falamos Liberdade Emocional com EFT?

O que significa realmente esta liberdade? Quais seus limites? Por exemplo, uma pessoa perdeu um ente querido e fica em estado de choque, porque foi inesperado. Muitas emoções estão conjugadas, raiva de ter perdido, medo de estar só para continuar a viver, pode ter muitas reações corporais como tremores, incapacidade pegar no sono, choros compulsivos, retraimento em casa, etc.O que o EFT Oficial pode fazer por esta pessoa? Faze-la esquecer tudo?

Esta seria a liberdade emocional?
Certamente não. O EFT Oficial com certeza vai tira-la do estado de choque, ele vai liberar o que a gente chama de emoções  que são as respostas psico-corporais a um trauma ou a situações indesejáveis. Uma emoção é sempre algo que se move no corpo ( veja etmologia da palavra: e-motion). As vezes se sabe, este aperto na boca do estomago é medo, as vezes só se sabe tem um caroço na minha garganta e não se sabe qual é a emoção que está ali. É quando é importante alguém experiente ajudar a revelar que este nó na garganta é uma mágoa. As emoções precisam ser trabalhadas por sua intensidade, porque elas sempre tendem para o infinito: infindáveis e incontroláveis.

 

O EFT Oficial comparece com eficiência para dissolver esta emoção que é a resposta psico-corporal a um evento.

E o que vai acontecer é que esta emoção negativa será substituída por um sentimento, que se diferencia totalmente de emoção. O sentimento é um movimento interno ao ser humano que integra a consciência ao que se passa no coração. Assim as emoções referentes a perda inesperada de um ente querido, que deixaram a pessoa num estado crítico cederão e virá sentimentos de tristeza e saudade, mas com uma aceitação da perda que vai se instalando aos poucos. E a pessoa poderá retomar sua vida.

A liberdade das emoções intensas e infinitas sao obstáculos ao nosso progresso, mas os sentimentos nos movem para frente. Desde as alegrias que se seguem à dissolução de medos originários em traumas, até as tristezas pelos fatos da vida que não podemos mudar.

O EFT não pretende jamais criar seres robóticos, neutros, indiferentes, congelados, mas sim eliminar as emoções que tolhem nossa liberdade de escolher, de agir, de ser, de progredir e de cuidar do nosso semelhante.

Vale a pena aprender o EFT além de tudo porque ele permite que sejamos mais sensíveis sem ser tomados por emoções que nao podemos controlar. E assim podermos cuidar de nós e dos demais.

 

Comunidade EFT Oficial
Sonia Novinsky
Sonia Novinsky Seguir

Psicoterapeuta . Diretora do Centro Gary Craig de Treinamento em EFT Oficial no Brasil. Atendimento on line e presencial. Supervisão em grupo para EFT Oficial ( tapping e Optimal). Práticas grupais de EFT. Contatos pelo whats: 11999941415

Ler matéria completa
Indicados para você