{{ warning.message }} Ver detalhes
Post
Link
Pergunta
Por que me falta foco?
[editar artigo]

Por que me falta foco?

Muitos clientes chegam com este pedido: me ajuda a ter foco? A não dispersar fazendo pequenas coisas e deixando a prioridade sem acontecer, irrealizada?

Parece que a pessoa tem um desejo claro, mas ela tem é um dever claro. Ela acha que tem que finalizar um determinado projeto, aprender um determinado conteúdo, realizar enfim uma meta. Eu acho que tenho déficit de atenção, alguns me dizem.

O que está por trás disso? A meu ver há uma dissociação entre o que está mobilizando a atenção da pessoa e o dever (que é o que ela chama erroneamente do que quero realizar).

Ela acha que precisa fazer uma determinada tarefa, ou alguém lhe impõe isso, seja na escola, seja no trabalho, e todos dizem, mas você não tem foco, você não foi para frente.

Onde realmente estão a energia, os interesses, as emoções e os pensamentos desta pessoa? Provavelmente muito longe do que ela se coloca como a tarefa. E por alguma razão esta mobilização psico-emocional da pessoa precisa estar oculta, não pode ser consciente. E fica dissociada, num isolamento consumindo a atenção e a energia que deveria ir para o cumprimento da tarefa que se propõe.

E por que fica oculta? Porque carrega algum conflito, tensões, repressões. Ha mil formas da pessoa ficar capturada por questões semi conscientes ou inconscientes e não poder ser inteira no que se compromete a fazer. Porque a falta de foco é um impedimento de estar inteiro, integrado num determinado caminho, realizando determinadas atividades, tarefas, etc.

Precisamos, antes de mais nada, entrar nesta floresta semi virgem de tensões, sofrimentos, conflitos, emoções, pensamentos, crenças subjacentes, para encontrar o ponto onde esta dissociação se originou, onde se partiu para sobreviver. Isolando algumas partes de si, à espera de alguém que a ajude, por exemplo fazendo o Tapping ou o Optimal EFT libera-lo destas defesas, conectar com seu verdadeiro self e aí, sendo uma pessoa integrada em seu querer, poder, sentir, fazer, criar um foco e realizar de maneira produtiva o que sente que dá sentido a sua vida. O tenho que deixa de ser a tônica, e temos o  eu quero isto porque me põe a caminho e em fluxo,  com determinação, pois mesmo que exija algum sacrifício é o que me torna um ser inteiro.

 

Sonia Novinsky

Sonia Novinsky

Psicologa - Emofree

Fique informado sobre as novidades da comunidade
Cadastre-se aqui
Gostou desse artigo? Escreva o seu também!
Nova publicação

Artigos relacionados

Continue lendo!

Cadastre-se gratuitamente e tenha acesso
aos conteúdos exclusivos.

Entrar