[editar artigo]

Posso resolver minhas questões do presente sem voltar para o passado?

Muitas pessoas chegam para mim dizendo, “Eu queria fazer EFT com você, alias já andei fazendo seguindo os vídeos da internet, mas ainda sinto que meus problemas não resolveram. Só que preferia não ter que voltar para o passado, porque o passado já passou!”.

 

E eu digo: Se você fez EFT e não resolveu o que lhe incomoda hoje, com certeza isso se dá porque você Não voltou ao seu passado para ver onde seu progresso evolutivo estancou. O que significa dizer que você não voltou até o ponto do passado em que sentiu emoções negativas por ter vivido traumas ou situações muito complicadas para os seus recursos na época possivelmente ligados a alguma. Estas emoções negativas geram padrões de comportamentos e atitudes que perduram até hoje e que são pouco funcionais ao presente e a suas metas. De tal forma que você, frente a um desafio de hoje, se arma de emoções e pensamentos que não lhe ajudam a ser resiliente e atravessar o desafio com os recursos que ele requer.

Por exemplo, você tem uma apresentação para fazer e em vez de ter uma postura de preparo, serenidade, confiança, você fica tremendo, vem um branco, gagueja, ou seja, vem um medo que se originou no passado quando foi punido por um julgamento de seus pais que os levou a lhe bater, a lhe deixar num castigo horrível. Talvez, numa apresentação na escola você não teve a performance que eles esperavam, e eles o criticaram muito e, desta forma o medo se instaurou e qualquer apresentação é um verdadeiro suplício para você, porque antecipa suas falhas e ou a rejeição da audiência ou mesmo a pena, o que é pior ainda em termos de humilhação. Então você foge de toda e qualquer apresentação que o exponha em público.

 

Outro exemplo, na casa de seus pais havia, três  bolachas para cada filho, por semana. E você passava vontade. A sensação de privação vai se instalar e você pode se tornar compulsivo pelo medo de que vai acabar e, então, se tem um pacote de bolachas você come inteiro por medo que vá faltar. E isso lhe incomoda porque não consegue controlar. Fica sempre com a sensação de fracasso, porque não tem o domínio sobre si.

 

 

Quando nos sentimos estancados numa situação presente, qualquer que seja ela, precisamos voltar às lembranças doloridas, difíceis do nosso passado para poder tirar o impacto que elas ainda têm sobre nós. Porque muitas vezes o passado não passa, ele fica nos impactando através de emoções que transferimos para as situações do presente. O EFT Oficial é maravilhoso nisso, ele nos permite, ao sintonizar com o evento passado, sentir o pico emocional de nossa resposta ao trauma ou à situação difícil e dissolver seu impacto no nosso mundo interior. Desta forma a maravilha da condição humana naturalmente nos municia com posturas mais produtivas e positivas para lidarmos com os desafios do presente.

Se sofremos um abandono no passado, como negligência parental, qualquer pequeno desvio de atenção de nós por parte de alguém intimamente relacionado a nós vai aparecer como um enorme abandono e nos joga numa agonia semelhante a que vivemos no passado. O que nos torna inaptos para relacionamentos íntimos e nossa vida pessoal se estagna. Com o EFT Oficial podemos lidar com esta agonia que uma negligência na infância provoca, nos tornando mais tolerantes com as necessidades de um parceiro no presente.

Nosso passado passou, mas ao mesmo tempo está vivo no nosso mundo interior. E por isso não basta fazer EFT para nossas metas, para nossos comportamentos inadequados no presente, para emoções atuais, como muitas pessoas fazem e vídeos na internet sugerem que é eficaz.

O EFT Oficial é aquele que volta à sua biografia para construir sua liberdade no presente. Liberdade emocional com EFT é limpar o que precisa ser limpo, as velharias que ficaram dentro de nós! Só assim o presente flui e um futuro pode ser construído.

Aprender o EFT Oficial é poderoso, sim! Mas só se for feito conforme o Centro EFT Oficial no Brasil vem ensinando há vários anos, apoiado por Gary Craig, o fundador do método, em que a volta ao passado é um pressuposto indiscutível.

 

Sonia Novinsky
Sonia Novinsky Seguir

Psicologa - Emofree

Continue lendo
Indicados para você