[ editar artigo]

Sexualidade infantil: Optimal e Tapping + Video com Gary Craig respondendo perguntas.

Sexualidade infantil: Optimal e Tapping + Video com Gary Craig respondendo perguntas.

Queridos estudantes do EFT Oficial. Estou publicando um video que fiz há algum tempo com Gary mas que nunca publiquei no Youtube nem aqui. Eu recomendo às pessoas que desejam compreender melhor porque o Optimal EFT é importante e um avanço em relação ao EFT que vejam este vídeo.

Juntamos muitas perguntas sobre EFT Tapping e Optimal e Gary Craig  as responde no vídeo. Vale bastante para quem não viu quando passamos ele numa semana do EFT.

O Optimal tem sido uma experiência importante no meu caminho de terapeuta. Porque ele ajuda despertar o terapeuta interior a cada um de nós. É também nossa sabedoria interior, nossa interface com o divino, é o divino em nós e para além de nós. Basicamente será no momento da meditação onde unimos pensamento sentimento visualização que um alívio de nossas negatividades ocorrem. Eu uso muito a visualização no Optimal EFT. Quando trabalho uma questão minha, sempre abro alguns caminhos para uma ressignificação, e enquanto sinto no meu corpo as respostas emocionais à questão que estou trabalhando, visualizo no meu coração uma Presença de Luz. E entrego para ela minha questão, que geralmente tem a ver com ansiedade e medo numa situação bem concreta. Para mim esta Presença está ligada a algo que me transcende e ao mesmo tempo a sabedoria interior que mora no meu coração. Mas você pode chegar a uma visualização diferente. Para mim, no momento em que entrego meu medo específico à este terapeuta interior inspirado pela Presença, sinto um grande alívio e uma grande esperança e me acalmo. Como que encarno com maior potências as ressignificações destes medos e ansiedades, e a negatividade desaparece. Confiança parece que se instala no lugar. E a paz que Gary fala tanto para nós vem suave. Acho que o Optimal feito no estilo de cada um, abre uma via de transformação que engloba pensamentos, emoções e sensações, estas duas instaladas no corpo que geralmente é a âncora das nossas negatividades. O que se fala, se aconselha, se esclarece acaba não transformando a pessoa porque fica apenas no nível mental, e o mental logo se alimenta de novas negatividades emocionais. Mas quando você pega todos os níveis e usa a visualização eu vejo que mexe em algo muito profundo. E sempre se pode integrar o tapping com o Optimal.

Hoje eu fiz uma sessão onde o evento a ser trabalhado era o seguinte: quando ela tinha dez anos, os cinco filhos dormiam no mesmo quarto, porque a casa só tinha dois quartos. Uma noite um de seus irmãos roçou com seu penis a sua perna. Ela não protestou porque estava curiosa no mínimo. Mas sua mãe entrou no quarto e xingou os dois dos piores nomes possíveis e deu uma surra homérica, como nunca tinha dado nos dois. A sequela emocional da minha paciente foi uma vergonha 9, uma culpa 9. Nunca contou isso para ninguém, e hoje já é uma mulher madura. Tinha calafrios de vergonha. Agradeci a confiança, e trabalhamos integrando Optimal e Tapping, sequencialmente e concomitantemente. Fizemos algumas rodadas, mas não muitas, durante uns 20 minutos no máximo.  O alívio foi significativo. A vergonha e a culpa desceram para 4. Não deu para terminar o trabalho porque já estava no final da sessão. E há aspectos que sei que ainda não trabalhamos. Há vergonhas específicas e culpas específicas. O pior momento foi o susto que sentiu quando sua mãe viu o que estava acontecendo. Ela sentia um aperto no peito que a impedia de respirar. E passou e pude ressignificar mostrando que sua mãe não sabia que a sexualidade infantil é natural, que crianças experimentam mesmo a excitação umas com as outras e, que por serem irmãos quase da mesma idade, se gostavam muito, sendo que este amor pode ter uma expressão sexual. Trabalhei bastante o perdão a ela mesma por ter se culpado tanto e o perdão à sua mãe por ter medo da própria sexualidade e culpa de não poder separar os meninos das meninas como gostaria.

O efeito deste evento foi muito forte: passou a esconder seu corpo, se tornou obesa, encontrou uma profissão que demandava um rigor e uma rigidez muito grande. A falta de acolhimento da sexualidade infantil termina por transformar em problema o que é apenas uma expressão de amor entre duas crianças, que sim, já tem sexualidade. 

Dei este exemplo para encorajá-los a praticar o Optimal, com ou sem o Tapping, e para por suas dúvidas, questoes, divulgar seus trabalhos, divulgar seus atendimentos, anonimamente ou não. Obrigada sempre! 
 

 

TODAS AS INFORMAÇÕES SOBRE OS CONTEÚDOS E PREÇOS DOS NOSSOS CURSOS ESTÃO AQUI
E APROVEITE PARA SE INSCREVER AGORA, COM OS GRANDES DESCONTOS DA PROMOÇÃO DE VERÃO 2019 ! 

 

ACADEMIA CLINICA
Sonia Novinsky
Sonia Novinsky Seguir

Psicoterapeuta . Diretora do Centro Gary Craig de Treinamento em EFT Oficial no Brasil. Atendimento on line e presencial. Supervisão em grupo para EFT Oficial ( tapping e Optimal). Práticas grupais de EFT. Contatos pelo whats: 11999941415

Ler matéria completa
Indicados para você