[ editar artigo]

Solidão: por que quero tanto um companheiro/a e nada acontece? O EFT pode ajudar?

Solidão: por que quero tanto um companheiro/a e nada acontece? O EFT pode ajudar?

Esta é uma reclamação que ouço muito na clínica e na vida, em todas as faixas de idade, por parte de homens e mulheres.  Por que este desencontro? E estas pessoas que sofrem pela solidão também tem receio porque todas as experiências de parceria foram muito frustrantes, pelas mais diversas razões e a solidão volta mais doída.

O EFT pode ajudar. Primeiro sempre temos que identificar qual o problema que precisamos tratar, como se originou e em que defesas se amparou.

Estas pessoas se definem como carentes e relatam sobre esta  dinâmica: os parceiros ou parceiras que lhes parecem atraentes, de duas uma: ou passam sem percebe-las/los, ou logo os/as abandonam.

O que significa esta denominação de sou carente? O ser humano é carente, ele nasce muito dependente de afeto, carinho, nutrição, segurança, acolhimento. A dinâmica da pessoa com esta síndrome emocional (ninguém que eu queira me quer), quase sempre passa por situações e eventos muito precoces na vida em que faltou a valorização dos seus talentos e ousadias singulares.  Forma-se assim uma personalidade calcada em fazer tudo para agradar e assim ser valorizada. A consequência é a perda da espontaneidade, da vivacidade corporal e emocional, da alegria autentica, da ousadia, da assertividade. Por isso as relações que os/as motivam ou não acontecem ou logo findam. Como se às relações ficasse faltando um campo de autenticidade, que mesmo abrindo conflitos e crises,  sustentará a vida em movimento. Em outros termos, estas pessoas que se sentem carentes e que vivem esta dinâmica, desenvolvem um falso self de agrados e ressentimentos que desvitaliza a relação se ela acontece ou afasta o parceiro que acabaram de conhecer.

Eu uso o EFT com estas pessoas com muito sucesso, porque a partir de dissolver as defesas criadas nas situações específicas em que a vitalidade foi quebrada, vamos criando condições de recuperação da ousadia, da vitalidade, da autenticidade e consequentemente da ternura e do abraço sincero.

E assim, como que magicamente, surgem parceiros e parceiras, relações se estabelecem, como no caso de uma paciente da Bahia, que há 8 anos vivia numa grande solidão e encontrou seu parceiro e há 3 anos já estão construindo sua vida a dois. Vale a pena aprender este recurso e é possível aplicar em você mesmo ou em seus pacientes!

 

 

Comunidade EFT Oficial
Sonia Novinsky
Sonia Novinsky Seguir

Psicoterapeuta . Diretora do Centro Gary Craig de Treinamento em EFT Oficial no Brasil. Atendimento on line e presencial. Supervisão em grupo para EFT Oficial ( tapping e Optimal). Práticas grupais de EFT. Contatos pelo whats: 11999941415

Ler matéria completa
Indicados para você