[ editar artigo]

Terapeuta escreve: Origens do medo de ser traído

Terapeuta escreve: Origens do medo de ser traído

Uma terapeuta nossa aluna, escreveu este post e pediu para eu publicar:

Atendi um homem de 37 anos que me procurou porque nas palavras dele, ele “não é desse mundo” e  “quero entender o que eu realmente quero”. Não entendi muito bem e continuei escutando...

Ele contou sobre alguns relacionamentos que teve na vida e tive a impressão de que ele sempre se decepcionava. Contou que está cada vez mais se fechando para as pessoas porque “elas sempre são muito interesseiras”. E reclamava muito de alguns comportamentos da namorada, demonstrando muito receio em ser traído, mas não admitia sentir qualquer insegurança. Ficava muito incomodado se a namorada comentasse sobre namoros antigos e estava sempre desconfiado.

Investigando sobre o seu nascimento, ele contou que nasceu da traição do pai. É filho da amante do pai, que faleceu após o parto. Foi criado pela esposa do pai como se fosse seu filho até que aos 7 anos descobriu na rua que não era filho dela. Então essa era a origem do medo da traição que o acompanhara em todos os relacionamentos que teve, o que ele chamava de “medo de ser enganado”.

É um homem muito vaidoso e justamente em razão dessa vaidade ele sofreu muito. Ele teve uma queda que deixou os seus dentes amarelos e seu pai não tinha dinheiro para tratar. Morria de vergonha. E depois teve alopecia, tentou todos tratamentos possíveis e não tinha nenhum resultado. Esses dois problemas duraram muitos anos...  

 Durante as suas falas, percebi que ele se sente agredido pelas outras pessoas, porque ele não consegue escutar algum comentário que o desagrada e relevar. Sempre se defende ou ataca. E ele sente que atrapalhou a família estruturada e que foi o motivo do rompimento do casamento do pai com a esposa que o criou. Tem vergonha da família da mãe biológica que é, segundo ele, maluca.

 Só de ter mostrado para ele a origem desse medo de ser traído ele já sentiu uma grande melhora, tudo se encaixou pra ele. Está conseguindo também se conter de uma forma natural quando vem o impulso automático para se defender ou atacar diante das “agressões” que ele sente. Até iniciar o tratamento, ele não conseguia se conter. E muitas vezes se arrependia muito do que falava. Estou trabalhando com o EFT nas memórias e está sendo bem gratificante poder ajudá-lo.  

Comentário Sonia:  Que beleza! Eu acho que criou um bom vínculo com ele, e ele está conseguindo diminuir sua ansiedade por ser traído, sua desconfiança básica, seu medo de vir a ser rejeitado e julgado. A queda de cabelo pode ser mesmo consequencia destes abalos emocionais. Sua vaidade vem do medo de ser julgado, por isso cultiva sempre uma imagem satisfatoria, ser admirado é essencial para ele, devido as suas fragilidades. Imagino o desamparo dele ao nascer e vir a ser criado pela esposa do pai. Muito a trabalhar, mas muito mesmo, para com EFT clarear todas as situações traumáticas que viveu, desde o nascimento, inclusive. Perda do contato com a mãe biologica é sempre muito duro. Esse é um caso que você pode ajudar demais! O evento dos dentes amarelos, a vergonha de ser diferente, que ele sempre foi diferente pela sua origem e seu destino. Para o pai e para a mãe adotiva ele sempre foi um obstáculo. Ou seja precisa trabalhar o trauma dele não ter lugar. Conforme trabalhe todos estes eventos ele vai se libertar deste estigma que carrega. E vai poder amar e confiar.  Foi interessante como você mencionou que foi a compreensão da origem do medo de traição que lhe deu um grande alivio, sim, sabendo e nomeando os processos os pacientes sentem este alívio e se transformam. Ele nasceu de uma traição, e ele foi traído ao nascer, sua mãe biologica o abandonou ( mesmo involuntariamente, morrendo), e ele caiu neste lugar, que para ele segue sendo um não lugar, tanto que fala, parece que não sou daqui. Com tua ajuda e seu amor que sei que é grande, ele vai melhorar sim. Conta depois pra nós?

TODAS AS INFORMAÇÕES SOBRE OS CONTEÚDOS E PREÇOS DOS NOSSOS CURSOS ESTÃO AQUI 

 

 

ACADEMIA CLINICA
Sonia Novinsky
Sonia Novinsky Seguir

Psicoterapeuta . Diretora do Centro Gary Craig de Treinamento em EFT Oficial no Brasil. Atendimento on line e presencial. Supervisão em grupo para EFT Oficial ( tapping e Optimal). Práticas grupais de EFT. Contatos pelo whats: 11999941415

Ler matéria completa
Indicados para você