[ editar artigo]

Você tem problemas de foco?

Você tem problemas de foco?

Quando a questão é o foco, Gary Craig nos fala (no vídeo abaixo) que o caminho para resolvê-lo com Optimal EFT é muito eficiente . Queria agregar que, se você sente que procrastina, o foco é sempre um problema anterior.

A procrastinação é uma consequência da falta de foco. Você se distrai e vai fazendo coisas alternativas e a sua meta fica pra trás, então quando você vai se olhar mais objetivamente percebe que procrastinou mais uma vez o que se tinha proposto fazer.

Hoje o Gary usa muito o Optimal para questões de foco, às vezes adicionando o Gold Tapping EFT em alguns momentos. Os dois caminhos são possíveis, dependendo da singularidade do paciente e do terapeuta. É possível mixar os dois métodos também.

O EFT Oficial, quer seja o Optimal, quer seja o Tapping, tem sempre o mesmo caminho, para qualquer que seja o problema. No caso da falta de foco, especificamente, você precisa conversar com o paciente para localizar como esta defesa se construiu, ao que ela serve no paciente.

Todas nossas defesas (sintomas, comportamentos, doenças, padrões de atitudes, etc) tem um significado negativo (nos fazem sofrer), mas tem um significado positivo (nos protegem de algo, geralmente ligado a medo, culpa, raiva, ressentimento, mágoa, etc). Este significado protetor da defesa é sempre o melhor que conseguimos apesar de frustrações que acarreta.

Precisamos desta forma em cada pessoa singular compreender a partir de sua história o seu problema central que dispara a defesa ambivalente (boa por um lado e ruim por outro, e geralmente a longo prazo, por que nos estanca no mesmo padrão).

A falta de foco que eu tenho trabalhado me faz acreditar que nesta pessoa, sem foco, houve feridas na infância, ligada a sentimentos de rejeição, a medos de rejeição, a culpas, a vivência de conflitos dos adultos, a uma intensa atividade mental interior para sobreviver em ambientes hostis, etc.

Precisamos buscar os eventos que originaram estas feridas e trabalhá-los, bem como às emoções negativas que disparam e aos comportamentos de falta de foco que serão a consequência.

Precisamos ser muito específicos neste trabalho e ir limpando até se esgotarem os aspectos emocionais, mentais, sensoriais destes processos todos. Cada pessoa é diferente em vários detalhes.

O importante (ensino isso no curso Percurso Clínico) é encontrar a tarefa ou desafio ontológico que se agrava com a ferida  a nível biográfico (ou ferida ôntica). Mas este já é um nível mais adiantado do EFT Oficial que ensino aos estudantes que querem se aprofundar clinicamente.

O desafio ontológico é o que todos temos em comum, como desafio do nascimento no desamparo, o desafio da consciência da finitude, o desafio da gravidade, o desafio da nossa instabilidade e vulnerabilidade, para citar os mais cruciais.

Nossa questão central sempre apresenta uma sincronicidade entre nosso desafio ontológico e nossa ferida ôntica mais importante. Por exemplo: uma criança adotada, abandonada pelos pais, é mais sensível ao desafio ontológico  do desamparo geralmente, ou seja, o desamparo ôntico, será adicionado desamparo ao ontológico, definindo-lhe uma resposta defensiva que se superada definirá uma vocação existencial, que ao mesmo tempo que lhe cura lhe permite grande criatividade e colaboração a comunidade humana.

O EFT é um dos métodos que nos tem ajudado desta forma a aprender a manejar nossas feridas, aprendendo a sermos mais resilientes ao que precisamos viver, porque parte de nossa condição ontológica, e vocacionarmos estas nossas feridas para um destino criativo e colaborativo. Ganhar foco faz parte da solução destes processos defensivos que visam mais obturar o sofrimento do que torna-los parte de um processo de evolução para uma maturidade humana e espiritual.

Falei neste artigo muito mais que Gary apresenta no vídeo, mas é bem legal ouvi-lo porque ele passa esta confiança no método que nos acalenta e nos motiva! até breve!

TODAS AS INFORMAÇÕES SOBRE OS CONTEÚDOS E PREÇOS DOS NOSSOS CURSOS ESTÃO AQUI 

ACADEMIA CLINICA
Sonia Novinsky
Sonia Novinsky Seguir

Psicoterapeuta . Diretora do Centro Gary Craig de Treinamento em EFT Oficial no Brasil. Atendimento on line e presencial. Supervisão em grupo para EFT Oficial ( tapping e Optimal). Práticas grupais de EFT. Contatos pelo whats: 11999941415

Ler matéria completa
Indicados para você